segunda-feira, 16 de setembro de 2013

O que é processador e qual é o melhor?


    O microprocessador, popularmente chamado de processador, é um circuito integrado que realiza as funções de cálculo e tomada de decisão de um computador. Todos os computadores e equipamentos eletrônicos baseiam-se nele para executar suas funções, podemos dizer que o processador é o cérebro do computador por realizar todas estas funções, é tornar o computador inteligente.

   Um microprocessador incorpora as funções de uma unidade central de computador (CPU) em um único circuito integrado, ou no máximo alguns circuitos integrados. É um dispositivo multifuncional programável que aceita dados digitais como entrada, processa de acordo com as instruções armazenadas em sua memória, e fornece resultados como saída. Microprocessadores operam com números e símbolos representados no sistema binário.

   O microprocessador moderno é um circuito integrado formado por uma camada chamada de mesa epitaxial de silício, trabalhada de modo a formar um cristal de extrema pureza, laminada até uma espessura mínima com grande precisão, depois cuidadosamente mascarada por um processo fotográfico e dopada pela exposição a altas temperaturas em fornos que contêm misturas gasosas de impurezas. Este processo é repetido tantas vezes quanto necessário à formação da microarquitetura do componente.

   Responsável pela execução das instruções num sistema, o microprocessador, escolhido entre os disponíveis no mercado, determina, em certa medida a capacidade de processamento do computador e também o conjunto primário de instruções que ele compreende. O sistema operativo é construído sobre este conjunto.

   O próprio microprocessador subdivide-se em várias unidades, trabalhando em altas frequências. A ULA(Unidade Lógica Aritmética), unidade responsável pelos cálculos aritméticos e lógicos e os registradores são parte integrante do microprocessador na família x86, por exemplo.

   Embora seja a essência do computador, o microprocessador diferente do microcontrolador, está longe de ser um computador completo. Para que possa interagir com o utilizador precisa de: memória, dispositivos de entrada/saída, um clock, controladores e conversores de sinais, entre outros. Cada um desses circuitos de apoio interage de modo peculiar com os programas e, dessa forma, ajuda a moldar o funcionamento do computador.

Qual é o melhor processador?

   De acordo com vários testes, elaborados entre diversos processadores, os melhores são: As linhas AMD FX e Intel Core I7.

Processador AMD FX 8350


   Se você prefere gastar menos dinheiro, recomendamos o AMD FX 8150, que é um ótimos processador com um bom custo/benefício, assim como o FX 8350, que também não deixa de ser uma boa opção para aqueles que não querem gastar muito.

   O FX 8350 é acompanhado por 8 núcleos de 4.0 GHz e chega a um clock de 4,2 GHz . Ele custa em torno de R$650,00. A AMD é conhecida justamente por seus ótimos preços, o que anima a todos os fanáticos por máquinas “poderosas”.





Processador Intel Core I7 3770K



   O  processador Intel Core I7 3770K é, talvez,  o mais conhecido, não só apenas por ser da gigante Intel, mas também pelo seu poder de processamento, pois é superior a muitos outros.

   A Intel é famosa pela criação de processadores potentes, com bons desempenhos, mas por outro lado, o custo de seus hardwares é extremamente caro. O I7 3770K possui 3,5 GHz e vem acompanhado de 4 núcleos extremamente potentes. O seu clock pode chegar a 3,9GHz e seu preço, nada agradável, de R$ 1000,00.


   Há pouco tempo, foi realizado um teste de overclock no qual o processador da Intel (Core I7-3770k) alcançou os seus 7.06 GHz. Esse teste foi feito com nitrogênio líquido, o que não vem ao caso, pois ninguém vai usar uma máquina com esse gás, além disso, se você tentar fazer um overclock, o seu computador poderá superaquecer, podendo danificar todos os hardwares.

Vamos aos testes do melhor processador:

   Como você viu, o processador que possui maior GHz de processamento e maior números de núcleos é o AMD FX 8350, mas será que isso o torna o melhor?



Custo-benefício:

                                                                            Intel – Processadores caros…

   Em relação ao custo dos hardwares, temos que levar em conta o seu desempenho e obviamente o seu preço. Não vale muito a pena pagar por um processador que ofereça bastante desempenho se este for muito caro, muito menos se você não for usar todo esse processamento.

   Dá pra vê de cara como o FX 8350 é ideal para jogos e alguns programas mais leves. Apesar de perder para o I7 3770K, o FX 8350 possui um ótimo custo/benefício, ainda mais se você for um gamer.

   O I7 3770K é mais para entusiastas ou pessoas que trabalham com programas de edição gráfica, por isso, na questão Custo-benefício o processador da AMD ganha.

Conclusão de tudo: O melhor processador



   Levando em conta o custo-benefício, o processador da AMD (FX 8350) está mais do que de bom tamanho para qualquer tipo de atividade no seu computador, principalmente para jogos, mas se você tem bom dinheiro para torrar, então recomendamos o Core I7-3770K.

   Temos que ressaltar que foi uma comparação meio injusta com o AMD FX 8350, pois é um processador que não está no nível de um I7-3770K (a melhor comparação seria com o I7-2600k), mas isso mostra o quanto que a AMD evoluiu a ponto de chegar perto com um processador de desempenho bem inferior, comparado ao top de linha da Intel.

   Resumindo tudo, o melhor processador em termos de desempenho foi o Core I7-3770K. Já em custo/benefício o FX 8350.

Fontes: Wikipédia - Ynternix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário